Thursday, December 29, 2005

Semblantes


Num caminho de terra batida cor de olhos brilhantes, o sol desenhava as formas das árvores numa sombra de sorrisos, frescos como uma brisa de verão. Ao fundo ouviam-se ondas a acariciar as rochas nos penhascos da saudade, e os semblantes com canas de pesca passavam o tempo a falar do passado, e da sua juventude. Diz-se que a crise está à porta, e que a nova geração só pensa em sexo e drogas, e que a vida para eles é só musicas malucas e discotecas e bebidas estranhas, e que nunca virão a ser as pessoas que eles e que os seus pais eram. Dizem os negros vultos do alto do penhasco que é a geração rasca que governa o país, que tudo está mal e que antigamente é que era.
Ideias e ideais à parte, as crianças brincavam num abraço já fechado da noite, à luz dos modernos lampiões eléctricos, aos quais os velhos não se habituam. Elas jogam à bola, e as pedras fazem de balizas, e as mães a ralharem à porta por estarem a jogar com os ténis novos, acabadinhos de comprar, ou com os sapatos que tinham de levar ao casamento da prima da mãe.
E à medida que o sol se escondia por tras do horizonte, aparecia a timida lua, que espreitava o mundo para ver se o caminho estava livre, e se já podia aparecer no meio da escuridão, dando-nos um ar da sua graça e um pouco da luz que roubara ao sol, visto este ter tanta e como não é o Ebenezer Scrooge, ele a partilhava a todos os seres vivos e todos os inanimados, porque ele também nunca pertenceu ao KKK, nem aos arianos puritanos, nem nada parecido.
Vejo isto tudo da minha casa encantada que fica na segunda curva do arco-íris, e vejo muito mais, mas isso é outra história.
*O lobo...*

3 meninos a viajar pelo arco-íris...

Blogger polly_maggoo disse...

pareceu-me q o texto começou numa linha e depois partou noutra direcção o que me acontece mtas x's mas tb n tenho certeza q tenha sido realmente isso. se foi olha resultou! tá mto bom fez-me lembrar da nha infância e das brincadeiras de miudos q tinhamos na rua até as tantas. eu era ao 35 e às escondidas. gostei do contraste de todos esses referentes pesados cm o KKK c o sabor a saudades passadas e reencontros da parte inicial.
gosto de te ler pá! tás melhor a cada dia q passa:)
beijos no teu nariz
maggoo

7:13 AM  
Blogger Liliana Bárcia disse...

pois é.. seguiu por um caminho inicialmente.. mas no fundo a ideia de q tudo parece ser trivial.. mas o q vale, pensei eu no inicio, é q nem toda a gente é assim.. ainda há por aí pessoas como deve ser..

é, não é?

Beijinhos***

11:01 AM  
Blogger Unknown disse...

reamente está um puco "desorganizado" num sentido até bastante bom da palavra!
keep on the good work =)

BJS

12:57 PM  

Post a Comment

<< Home